quinta-feira, 8 de agosto de 2013

FAZEI DISCÍPULOS 15 – INICIE UMA CLASSE DE DISCIPULADO

TEXTO BÁSICO: De Mileto, mandou a Éfeso chamar os presbíteros da igreja. E, quando se encontraram com ele, disse-lhes: Vós bem sabeis como foi que me conduzi entre vós em todo o tempo, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, servindo ao Senhor com toda a humildade, lágrimas e provações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram, jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa, Testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. E, agora, constrangido em meu espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que ali me acontecerá, senão que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me assegura que me esperam cadeias e tribulações. Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus. (Atos 20.17-24).
OBJETIVO PROPOSTO: Conhecer a importância do discipulado para multiplicar a igreja.
INTRODUÇÃO: Fazer discípulos é a ordem que recebemos do nosso Senhor Jesus. Antes de se fazer assunto aos céus, Jesus deu uma ordem muito clara: fazer discípulos!
Hoje em dia, vivemos em épocas em que essa ordem de Jesus se tornou muito confusa porque muitos de nós não sabemos o que realmente ela significa, mas, os discípulos, quando a receberam, sabiam muito bem o que Jesus estava querendo dizer, porque eles experimentaram um verdadeiro discipulado. Um discipulado eficaz.
Jesus sabia que o discipulado não era um mero encontro semanal, era um encontro de vida, era um relacionamento. Jesus sabia que não adiantaria explicar, não adiantaria dar uma aula.
O discipulado eficaz envolve transmissão de vida, relacionamento, cobertura pessoal, acompanhamento constante, choro, clamor, envolvimento pessoal... No discipulado eficaz não há espaço para professores e alunos.
Há espaço para pais e filhos. É importante que aquele que discipula saiba exatamente onde o discípulo está e onde deve chegar. Aquele que discipula deve saber, com precisão, qual a diferença entre o discípulo que ele cuida e a vida de Jesus. O discipulado eficaz é aquele que busca diminuir essa diferença. O que Jesus queria dizer quando mandou fazer discípulos?
EXPOSIÇÃO
O que é discipulado?
Lembre-se da comissão missionária de Jesus: Ide e fazei discípulos! Jesus explicou o que ele queria dizer quando adicionou as instruções, (1) batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; e (2) ensinado-os a guardar tudo que vos tenho ordenado (Mt 28.19-20).
Os discípulos de Jesus sabem quem é o verdadeiro Deus e como ele salva aqueles que acreditam nele, por meio de Jesus. Os discípulos ouvem a Palavra de Deus e a seguem. "Fazer" discípulos significa informar às pessoas sobre Deus e sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus.
O discipulado significa adorar a Deus, louvá-lo, obedecer seus mandamentos, estudar a Bíblia, servir às necessidades dos outros, ser parte da comunhão da igreja e contar aos não-cristãos sobre a salvação por meio de Cristo.
O discipulado significa colocar de lado o "velho homem que se corrompe segundo as concupiscências do engano" e, pelo poder do Espírito Santo, revestir-se do "novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade" (Ef 4.22-24).
Quem convidar para uma classe de discipulado
Convide aqueles que atendem ao estudo bíblico, que mostram interesse em aprender mais sobre os ensinamentos bíblicos e que desejam ser batizados.
Quando e onde se encontrar
Ensine a classe num horário que seja conveniente para aqueles que mais desejam atendê-la. Pode ser necessário ter mais muito ocupada. Dê a aula num lugar onde vocês não sejam interrompidos ou perturbados.
Quem deve ensinar?
Via de regra, a pessoa que ensina a Bíblia é a mesma que lidera o discipulado, mas outra pessoa poderá assumir tal posição. O importante é que seja alguém bem preparado, uma pessoa de oração e que estuda a Bíblia. Deve se lembrar de que os ensinamentos da Palavra de Deus têm consequências eternas para as vidas das pessoas que os ouvem. A Bíblia diz, "a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo" (Rm 10.17).
O que estudar?
O que significa ser um discípulo de Cristo faz? Estude o que a Bíblia ensina e livros com as doutrinas básicas da Bíblia que você pode usar em aula.
Quanto tempo a classe deve durar?
Estimule todos na classe a continuarem até que tenham estudado as doutrinas principais acerca de Deus, da salvação e da vida cristã. Dessa Classe deve sair alguns para ser batizados e se tornar membros da igreja.
Novas classes podem ser oferecidas, depois disso, àqueles que desejam aprender a Palavra de Deus e seguir a Jesus.
Quem deve se tornar membro da igreja?
1. Todos que professarem a fé em Jesus Cristo como Salvador e Senhor serão batizados no nome do Trino Deus.
2. Todos que concordarem com as doutrinas básicas da Bíblia acerca de Deus, da salvação e da vida cristã, nas quais a igreja foi estabelecida.
3. É maravilhoso ver como Deus trabalha de uma geração a outra. O que Deus prometeu a Abraão, o pai de todos os fiéis (Rm 4.11), permanece verdadeiro.
“Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência” (Gn 17.7).
3o PASSO – PROVER PARA A VIDA E O CRESCMENTO DA IGREJA
Não basta reunir novos fiéis e organizar igrejas. Cristo quer que elas cresçam na fé, no amor e serviço, tanto quanto em número. Os líderes devem dar atenção especial para o seguinte:
1. Adoração
APLICAÇÃO
1. Por conhecer o verdadeiro Deus, os crentes têm a ordem direta para fazer discípulos;
2. A multiplicação da igreja depende do esforço de cada membros em cumpris a ordem de Mt 28:19-20;
3. Você só saberá se é capaz de fazer discípulos quando começar uma classe ou estudo.
CONCLUSÃO
A igreja ativa na evangelização contínua, ganha novas pessoas para Cristo.
Os membros começam novos estudos bíblicos e repetem o processo de iniciar novas congregações.
Os membros da igreja brilham como luzeiros do reino de Deus. Eles dão glória a Deus ao se oporem ao mal e promoverem o que é bom. Defendem a verdade e promovem a justiça, mesmo que isso custe sacrifício ou perseguição.
ORAÇÃO
Deus, eu te agradeço por me fazer discípulo de Cristo. Ajuda-me a compartilhar tua Palavra com os não-crentes. Dai-me sabedoria do Espírito para que eu consiga ajudar a outros se tornarem discípulo de Cristo. Sozinho(a) não conseguirei. Oro em nome de Jesus. Amém.


Estudo aplicado na EBD no dia 07/07/2013 – Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu pelo Rev. José Francisco do Nascimento.

Nenhum comentário: