segunda-feira, 22 de abril de 2013

FAZEI DISCÍPULOS 7 – O DISCÍPULO DE JESUS CRISTO E A EVANGELIZAÇÃO


TEXTO BÍBLICO: Então, começou ele a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse. E isto ele expunha claramente. Mas Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo. Jesus, porém, voltou-se e, fitando os seus discípulos, repreendeu a Pedro e disse: Arreda, Satanás! Porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens. Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?  Que daria um homem em troca de sua alma?  Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos (Mc 8.31-38).

OBJETIVO PROPOSTO: Entender o que significa seguir a Jesus.

INTRODUÇÃO: Vários termos são utilizados hoje para identificar os seguidores de Jesus Cristo: cristão, protestante, crente ou evangélico. Jesus chamou os seus seguidores de discípulos: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8.31-32). Ele ordenou à Igreja que fizesse discípulos em todas as nações: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo..." (Mt 28.19).
Como deve ser um discípulo de Jesus Cristo?
EXPOSIÇÃO DA LIÇÃO 1
1. O QUE SIGNIFICA SER UM DISCÍPULO?
A palavra discípulo tem o seu sentido somente no âmbito da relação entre pessoas. Discípulo é aquele que recebe ensino, segue as ideias ou as doutrinas de alguém.
No NT, o discipulado se aplica aos seguidores de Jesus e descreve a vida do cristão. Todo aquele que segue a Jesus em resposta ao seu chamado é um discípulo (Mt 9.9; Mt 10.38; Mc 1.16-20; Lc 9.62). Todo aquele que se dedica a aprender e a fazer a vontade de Deus é um discípulo de Jesus (Mt 11.29; Jo 6.45). Todo aquele que imita a um modelo pessoal é um discípulo (Ef 5.1; Hb 13.7).
EXPOSIÇÃO DA LIÇÃO 2
2. AS LEIS DO DISCIPULADO
Jesus Cristo estabeleceu alguns princípios ou leis para aqueles que desejam ser seu discípulo: 

2.1. O DISCÍPULO É ALGUÉM CHAMADO POR JESUS
Muitas pessoas encantadas pelos milagres e pelos ensinos de Jesus se dispuseram a segui-LO. Entretanto, Jesus conhecia as motivações dos seus corações (Jo 2.23-25). Jesus deixa a decisão com o individuo, "se alguém quer vir após mim” (Mc 8.34), porém o discípulo de Jesus deve ser aprovado por Ele:
"Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça..." (Jo 15.16). Mt 4.18-22; 9.9; 9.35-10.4; Jo 17.6-12.
2.2. O DISCÍPULO É ALGUÉM QUE SE SUBMETE
Ser discípulo de Jesus é submeter-se inteiramente a Ele. Esta submissão depende de uma decisão individual: Se alguém quer vir após mim. O ir após Jesus implica em um ato de submissão. Jesus esclarece: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" (Mt 11.29). Tomar o jugo é submeter-se ou ligar-se a Jesus.
2.3. O DISCÍPULO É ALGUÉM QUE PRATICA A AUTONEGAÇÃO
O discípulo é alguém que nega a si mesmo. A autonegação, isto é, morrer para si, se manifesta na vida do discípulo quando ele, pela fé, deixa de viver para si mesmo e passa a viver exclusivamente para Cristo (Gl 2.19-20). É dizer não à sua própria vontade e sim a Jesus. O amor a Jesus está acima de todas as outras afeições (Mt 10.37). O cristianismo sem a morte de si mesmo é apenas uma filosofia barata; é um cristianismo sem Cristo. Não posso tornar-me um discípulo sem morrer para mim mesmo e sem me identificar com Cristo que morreu pelos meus pecados (Mc 8.34).
2.4. O DISCÍPULO É ALGUÉM QUE SOFRE
"... Tome a sua cruz". Jesus, em sua graça, preparou uma cruz para cada discípulo. A cruz é o sofrimento que advém do resultado da união com Jesus. Ela indica sofrimento e rejeição por causa da ligação com Cristo. Meu amigo, não acredite no evangelho que promete só sucesso. Não existe cristianismo verdadeiro sem cruz. Leia: Jo 16.33; At 14.22; 1Pe 4.12-19.
2.5. O DISCÍPULO É ALGUÉM QUE ROMPE COM AS RELAÇÕES IMEDIATAS
Ao se tornar um discípulo de Jesus a pessoa rompe as relações que mantinha com o pecado, com o mundo e com o diabo. Ser um discípulo é unir-se a Cristo para uma vida de santificação e produtividade (Jo 15.1-6). O discípulo é uma nova criatura (2Co 5.16-17).
2.6. O DISCÍPULO É ALGUÉM QUE NÃO DESISTE E NEM ABANDONA
As pessoas que desistem de seguir a Cristo são falsos discípulos, que seguem a Jesus motivadas por benefícios pessoais, admiração, influência, medo do castigo, tradição familiar etc. O verdadeiro discípulo não abandona a Jesus nem O troca por nada. Quando interpelado por Jesus sobre a possibilidade de desistência do discipulado, Pedro responde: "...Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus" (Jo 6.68- 69).
2.7. O DISCÍPULO É ALGUÉM QUE FAZ DISCÍPULOS
A vocação para ser um discípulo de Jesus tem duas implicações básicas: ser um discípulo e reproduzir discípulos: "...Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens" (Mc 1.17). A vida do discípulo é produtiva, ou seja, ele é chamado para chamar outros (2 Tm 2.2). Jesus adverte: Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda (Jo 15.2).
APLICAÇÃO
1. Para você, O que significa a palavra discípulo?
2. Para você, a autonegação tem a ver com o “o tomar a cruz dia a dia"?
3. Você se sente motivado a seguir a Jesus? Qual a sua motivação?
4. Qual das sete tópicos sobre o discipulado você acha mais difícil de praticar?

CONCLUSÃO:
Meu irmão, você tem sido um discípulo de Jesus? Seguir a Jesus é viver um novo e fascinante projeto de vida. É caminhar com Deus. É aprender diariamente de Jesus. É ser habitado e guiado pelo Espírito Santo. É Fazer discípulos...


IGREJA PRESBITERIANA DE IPANGUAÇU-RN

Estudo aplicado na Escola Bíblica do dia, 07/04/2013.

Pr. José Francisco.

Nenhum comentário: