sexta-feira, 15 de março de 2013

FAZEI DISCÍPULOS 2 – DISCIPULANDO E “EDIFICANDO UMA IGREJA”


TEXTOS BÍBLICOS: “No qual também vós juntamente estais sendo edificados para a habitação de Deus no Espírito”. (Ef 2.22). “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” (1Pe 4.10)
OBJETIVO: Preparar os membros para usar os seus dons no serviço cristão.
INTRODUÇÃO: As formas pelas quais investe-se energia na procura e depois na provisão do desenvolvimento congregacional variam largamente. Numa igreja cujo padrão de vida é dedicado à simplicidade, estes alvos serão buscados de uma forma; numa comunidade urbana de grupos familiares, com um curso de discipulado desenvolvido, de outra; e em uma igreja grande que possua grande envolvimento comunitário, de modo diferente, de novo. Mas, francamente, alguns alvos e métodos são mais válidos do que outros? É vital que esteja claro que tipo de progresso é nosso maior objetivo na vida das pessoas, e o mais fundamentalmente constitui um avanço na congregação.
Infere-se de Efésios 2.22, citado acima, que temos uma visão fundamental que é definitiva. Almejamos ver pessoas unidas a Cristo e sendo edificadas juntas para se tornarem, como um povo, uma habitação para Deus. sem este objetivo definido, podemos estar fazendo o que for mas não estamos construindo uma igreja cristã. Com isto em mente esta lição considera três termos: Edificação, discipulado e dons espirituais.
EXPOSIÇÃO DA LIÇÃO
1. A EDIFICAÇÃO (Mt 16.18)
a) A Pregação e o Ensino da Mensagem da Graça – esse processo de edificação fortalece os crentes individualmente como as congregações, estabelece-os e confirma-os na fé.
1. Agir para exortar uns aos outros e ampliar o crescimento espiritual.
2. Indivíduos ajuda a edificar a comunidade recebendo para si mesmo a exortação do evangelho e então passando a outros.
b) Ordena-se que não agradem a si mesmos, mas escolham o que fortalece e encoraja a fé de outros.
c) Nosso alvo é unir os cristãos, contribuir para sua fé ao invés de debilitá-la.
d) Lançar um bom fundamento de ensinar a fé e o viver cristão, corrigindo o que estar defeituoso.
e) Evitar conversa e conduta imoral que minam a fé; a nossa fé deve fazer bem às pessoas.
É com o fortalecimento de nossa união com Cristo que passa a haver na igreja uma unidade crescente, e a comunidade se torna cada vez mais uma habitação para Deus. (At 9.31; 20.32; 1 Ts 5.11,14; 1 Co 14.3, 26; Rm. 14.13-21; 15.1ss; Ef 4.1-16; Gl 2.18.
2. O DISCIPULADO CONTÍNUO (At 5.42)
“Discipular” é fazer de alguém um aluno ou aprendiz cristão; treinar na vida cristã. Apesar desta palavra aparecer apenas quatro vezes no NT, é uma boa palavra para uma prioridade na vida cristã. Cristo ordena a fazer discípulos:
a. Requer do cristão obediência pública: “batizando-os em nome...”;
b. Ensino do viver cristão obediente: “ensinando a obedecer tudo que eu tenho ordenado...”
A ligação pessoal com Jesus como mestre deve proporcionar um relacionamento pessoal que modele a pessoa toda: tanto a vida interior como o comportamento.
ESSA LIGAÇÃO INCLUI: Obediência, Sofrimento, Cooperação e alguns aspectos responsáveis, tais como:
2.1. Santificação, em princípio e prática (Rm 6.1-14; Cl 3.12-17; Rm 12.16-21)
2.2. Fixar nossas metas nas coisas do Espírito – inclui valorizar a salvação, aprender a seu respeito, avaliar-nos a nós mesmos com maturidade e colocar nossos talentos a serviço da igreja... (Rm 8.1-39; Cl 3.1-4; Hb 2.1-4; Ef 6.10-20; 1 Co 1.10-13; Hb 10.21-25; Cl 1.9,10).
2.3. Bons relacionamentos, na família, no trabalho e com cidadãos, obedecer as autoridades governantes (Rm 13.1ss; 1Pe 2.13-18; Ef 5.21-33).

3. IDENTIFICAÇÃO E EXERCÍCIO DOS DONS
A palavra usada para no dons NT, charismata, indica que eles são dados pela mera bondade de Deus. eles devem ser usados para o bem do corpo. Os dons nunca são para o nosso próprio prazer particular e invisível, mas dados a fim de tornar a obra do Espírito aparente: fazendo sua útil manifestação para contribuir para o bem comum.
3.1. Os dons e suas expressões refletirão cada vez mais o senhorio de Jesus Cristo (1 Co 12.1-3);
3.2. Eles devem serem usados para o bem da Igreja cristã, em contribuição proveitosa (1Co 12.4-10);
3.3. A distribuição dos dons às pessoas é prerrogativa absoluta do Espírito Santo (1 Co 12.11-13).
3.4. Nenhum dom é melhor ou menos útil do que outro. Todos são igualmente importantes e igualmente essenciais, quer seja impressionante ou não (1 Co 12.14-26);
3.5. Não há um dom que seja dado a todos os crentes (1 Co.29 e 39).
Diretrizes dos dons em 1Coríntios 12:
1) Pneumatikoi (v. 1) indica que tais dons são soprados em nós pelo Espírito de Deus;
2) Charismata (v. 4) indica que eles são concedidos graciosamente e livre por Deus;
3) Diakoniai (v. 5) fala-nos para usá-los no serviço aos outros, e provavelmente também indica a dignidade de ter tal comissão do próprio Senhor.
4) Energematoi (v. 6) conclama-nos a pensar muito a respeito de nossos dons, porque são frutos da poderosa obra de Deus em nós.
Qualquer que seja o conceito que alguém assuma a respeito dos dons de 1 Coríntios 12 terem cessados ou não, estes cindo princípios dizem aos cristãos para “usar quaisquer dons que eles tenham recebido, para servir outros, como simpáticos mordomos da graça multiforme de Deus. (1Pe 4.10; 1Tm 4.13; 1Ts 5.19).
APLICAÇÃO

1.   Liste os alvos de sua edificação e avalie suas atividades. Em que extensão suas energias estão servido suas prioridades?
2.   Como você tem praticado a ordem de ir e fazer discípulos?  É ordem ou opção?
3.   Faça uma lista daqueles que frequentam sua igreja pelo menos três vezes ao mês. Ore regularmente pelo surgimento de dons espirituais nele e anote quando vir oração respondida.
CONCLUSÃO

Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos! Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado. Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. (Isaias 6:5-8).

Ipanguaçu, Rn, 24/02/2013 – Pr. José Francisco.

Esse estudo são retirados da Revista  da Educação Cristã "Fazei Discípulos"  - Z3 Editora. Autor: Pr. Ariovaldo Dias Casimiro.

Nenhum comentário: