segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Do Culto a Deus: uma avaliação bíblica, confessional e institucional

TEXTO BÍBLICO: Então, falou Deus todas estas palavras: Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. (Ex 20. 1- 11).

Introdução
1.“O culto é o meio através do qual o homem se relaciona com Deus. O culto glorifica Deus e edifica o adorador. Todo ser humano foi criado para ser um adorador de Deus.
2.O culto a Deus, dada a sua importância, deve ser realizado sempre conforme a vontade revelada de Deus.
3.Após a queda o culto, à semelhança das demais atividades humanas foi afetado, logo é necessário que sejam considerado, estudado e praticado afim de não incorrer em sérios erros e prejuízos.
4.As fontes de estudo que nos servem de base: Bíblia, os símbolos de fé, o Princípio de Liturgia, Carta Pastoral.

O objeto de Culto
O único ser adorado deve ser o Senhor, O Criador.
Deus, a Santíssima Trindade, deve ser adorado na Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. (Dt 6: 4, 5).
Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.(Ap 19:10).
Dizendo isto, foi ainda com dificuldade que impediram as multidões de lhes oferecerem sacrifícios. (At 14:18).

O Mediador do Culto
•Todo culto a Deus somente pode ser feito através de Cristo e de ninguém mais, sob pena de não ser aceito.
Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.(1Tm 2:5)
Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.(Hb 13:15)
também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.(1Pe 2:5).

O ofertante do Culto
João 4. 19- 26; Rm 12. 1, 2
1º) Um verdadeiro adorador Atos 17. 22- 31
2º) Um adorador em Espírito e Verdade. Unido a Cristo (Ef 1. 3- 6). Segundo a revelação de Cristo
3º) Somente seres racionais Entendimento.

Aplicações
1.Fomos criados para adorar a Deus. Você tem se dedicado a isto?
2.Quem tem sido o seu objeto de culto? A idolatria é algo sutil, mas real. Lembre-se de que não pode haver dois senhores.
3.Sendo Cristo o único mediador, não nos aproximemos de Deus confiados m nossas próprias obras. Isto é reprovável e pecaminoso.
4.Sendo você o ofertante de que maneira tem sido o culto que tem prestado? Você sabe o que e por que está fazendo?

Conclusão
O culto somente a Deus deve ser uma prioridade e uma grande alegria em nossas vidas.

Estudo elaborado pelo Rev. José Alex da Igreja Presbiteriana da Piçarreira, Teresina-Pi.
Aplicado por Rev. José Francisco na Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu-Rn.

Nenhum comentário: