quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

“ A bíblia é mentirosa ou mal interpretada


 “ A bíblia é mentirosa” 
E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará - Jo 8.32.

Desde muito tempo tenho ouvido muitas mensagens pregadas em púlpitos evangélicos, e tenho notado que na maioria as interpretações de alguns texto segue a uma regra , regra essa que quando os mesmos pregão não seguem a boa hermenêutica bíblica quando colocam as interpretações particulares desprezando ou ignorando o sentido real  do texto.

Ao tratar desse tema, me baseio na postura de muita gente que estão decepcionados com a bíblia, por acreditarem piamente que ela é mentirosa. Quero explicar que o meu ponto de vista sobre a bíblia é de uma submissão muito grande, pois acredito ser ela a Palavra de Deus e a nossa regra de fé e prática. Mas, infelizmente nem todos pensam assim. Quero citar um texto que talvez seja um dos que faz mais os que "supostamente" foram enganados pela bíblia desacreditar nela e viver uma vida de revolta contra as Sagradas Escrituras. Atos 16:30-31 narra o episódio em que o carcereiro após todo acontecimento lá na prisão, faz uma pergunta, "QUE DEVO FAZER PARA SER SALVO?" Paulo responde: "Crer no Senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa". Esse texto é brilhante, mas infelizmente tem causado tristeza em muita gente. A maioria dos pregadores dizem ser esse texto uma promessa para quem se converte. E o que é pior, dizem ser regra; quando eles falam isso gera nos ouvintes, uma expectativa muito grande, pois eles sempre dizem que Deus foi quem falou. Já que a bíblia é a palavra de Deus deve ser recebido como verdade de Deus! Daí o indivíduo acredita e vai para casa feliz, mas um dia quando, "supostamente", um familiar seu morre sem ser convertido, eles então começam a reivindicar de Deus através do texto acima citado. É daí  que vem as decepções. Esse assunto é muito sério. Esse é apenas um exemplo, mas existem outros que também tem causado desilusão por não haver uma interpretação fiel.
O texto em questão foi uma promessa feita ao carcereiro, mas claro que se estiver nos propósitos de Deus alguém de sua família ser salvo, isso vai acontecer com certeza. Agora se não tiver, não adianta apelar para o texto. Perceba que o texto se cumpriu na família do carcereiro, pois todos foram  salvos. Isso quer dizer que a bíblia é verdadeira. Porém o  problema é que há muitos falsos intérpretes da mesma. Ou muitos dos que se dizem pregadores não tem formação teológica suficiente para expor com segurança as verdades da Palavra de Deus. Que Deus nos salve de tais intérpretes.

Texto retirado do site http://pastorlucivaldo.blogspot.com.br, com alguns acréscimo pelo autor do Blog, Pr. José Francisco.

Nenhum comentário: