segunda-feira, 17 de setembro de 2012

QUEM É O HOMEM? A AUTO-IMAGEM – Parte 4


Texto Básico:
Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. (Rm 12:3)
Entretanto, os fariseus, sabendo que ele fizera calar os saduceus, reuniram-se em conselho. E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou: Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas. (Mt 22: 34- 40).
Introdução:
ü  A tríplice relação do homem: com Deus, com o próximo e com a natureza.
ü  E a relação do homem consigo mesmo?
ü  A exploração do conceito de amor próprio e de auto-estima tão exploradas e, erroneamente entendidas.
ü  “O movimento do amor próprio começou com os psicólogos humanistas, e tem impactado a igreja de maneira significativa.”

O amor próprio
ü  Conceito distorcido: amar aquilo que somos por natureza, à parte da graça de Deus.
A auto-estima
ü  Conceito distorcido: confiança e satisfação em si mesmo com ela é por natureza, à parte da graça de Deus.
A auto-imagem
ü  Conceito: a concepção que uma pessoa tem de si mesma ou de seu papel, podendo ser positiva (tem valor) ou negativa (pouco ou nenhum valor).
A perversão da auto-imagem
ü  Antes da queda não havia culpa e muito menos vergonha de Deus ou do outro.
ü  A queda foi precedida por uma excessiva elevação da auto-imagem do homem (ser como Deus/ Gn 3.5).
ü  Após a queda ocorreu uma excessiva diminuição da auto-imagem (O não ser como Deus? Gn 3.7-11).
ü  A primeira elevação resultou em orgulho, e a segunda em vergonha ou menosprezo. (1Pe 5. 5; Lc 18.9- 14)
A renovação da auto-imagem
ü  No processo de redenção a auto-imagem de Deus no homem está sendo processualmente renovada.
ü  Nesta renovação Deus, em primeiro lugar, nos capacita a renunciar ao orgulho, e, também nos conduz a termos uma imagem positiva à partir da graça de Deus.
ü  Algumas figuras são utilizadas na Bíblia para tratar desta mudança ou renovação:
1ª) Novo homem X velho homem (Cl 3.9,10)
2ª) Vida no Espírito X vida na carne (Rm 8.9)
3ª) Nova criatura X velha criatura(2 Co 5.17)
O caminho a ser seguido pelo crente (1)
E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou: Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas. (Mt 22:35-40) – Ver: Jo 3.16; Gl 2.20 e Ef 5.25.
O caminho a ser seguido pelo crente (2)
ü  A preocupação do crente em Cristo não deve ser procurar o valor-próprio, mas, pelo contrário, tornar-se uma pessoa de valor.
ü  A satisfação, como a paz e a alegria, não é alcançada quando perseguida, mas vem sempre e inesperadamente como um subproduto de um viver cristão fiel e frutífero. O cristão avalia suas realizações de acordo com os padrões da Bíblia, realizações produzidas pela graça, e não por seu esforço pessoal.
O caminho a ser seguido pelo crente (3)
ü  A posição do valor-próprio ensina que independente de como alguém se comporta, ela tem o direito de amar a si mesma, e de fato deve amar a si mesma; e até que isso seja alcançado, pode ser que nunca mude o seu comportamento;
ü  Pensadores da auto-estima ensinam que o pecado é resultado de baixa-estima, ao passo que Deus ensina que é resultado da nossa natureza pecaminosa.
Razões para rejeitar as versões seculares da auto-estima (1)
ü  Exaltam o homem quando Deus deveria ser exaltado.
ü  Promovem um estilo de vida humanista  em vez de um estilo bíblico e centrado em Deus.
ü  Frustram crentes que procuram amar a Deus e ao próximo dizendo a eles que não podem fazê-lo adequadamente até que outros os amem apropriadamente até que eles amem a si mesmos antes.
ü  Tiram a esperança sugerindo que os maus-tratos provocam problemas de auto-imagem que podem ser para a vida toda, além do alcance da obra do Espírito Santo.
Razões para rejeitar as versões seculares da auto-estima (2)
ü  Direcionam as pessoas para caminhos de autocomiseração e egoísmo.
ü  Negam a graça ao basear a salvação do homem no seu suposto valor para Deus.
ü  Contrariam as palavras de Jesus, incentivando os homens a encontrarem-se a si mesmos, quando eles deveriam negar-se a si mesmos. Destes modo os afastam do discipulado cristão.
Aplicações:
1. Um cristão pode e deve ter uma auto-imagem positiva, tudo à luz da revelação bíblica. Isto não significará jamais o mesmo que: “sentir-se bem consigo mesmo” com base nos defeitos ou pecados. Isto significa saber quem eu sou diante de Deus (pecador redimido), dar louvor a Deus pelo que ele fez, faz e fará em mim (Deus bondoso), reconhecer que Deus pode me usar a despeito de ser um vaso de barro (santa vocação).
2. Ter uma correta auto-imagem nunca será um fim e si mesma, mas um passo para glorificar a Deus.
3. Toda auto-imagem está em processo de aperfeiçoamento segundo à imagem de Cristo.

Resumo de aulas:
Quem é o homem? 4ª parte:
Uma pessoa criada à imagem de Deus numa tríplice relação (Deus, outro e a natureza),
com uma auto-imagem ajustada e dinâmica.

Rev. José Francisco do Nascimento
Igreja Presbiteriana de Ipanguaçu-Rn – Pregando e vivendo o Evangelho

Nenhum comentário: